• +79 99934-2015
  •  ricardo@ricengenheiroeletricista.com

Nossos Serviços

ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA DE OBRAS E SERVIÇOS

art eletricaA Lei n° 6.496, de 7 de dezembro de 1977, que instituiu a Anotação de Responsabilidade Técnica-ART, estabelece que todos os contratos referentes à execução de serviços ou obras de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia deverão ser objeto de anotação no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea-DF.

Conforme estabelece a Resolução nº 1.025, de 2009, do Confea, fica sujeito à anotação de responsabilidade técnica no Crea em cuja circunscrição for exercida a respectiva atividade:

• todo contrato referente à execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões vinculadas à Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia; e

• todo vínculo de profissional com pessoa jurídica para o desempenho de cargo ou função que envolva atividades para as quais sejam necessários habilitação legal e conhecimentos técnicos nas profissões retromencionadas.

A anotação é feita por meio do formulário eletrônico, disponível no sítio do Crea-DF na Internet. Nele são declarados os principais dados do contrato firmado entre o profissional e seu cliente (no caso de profissional autônomo), ou ainda entre o contratado e o contratante (no caso de profissional com vínculo empregatício).

Entendendo projetos elétricos

Os projetos elétricos são sem dúvidas um dos maiores desafios para muitos eletricistas, pensando nisso resolvemos deixar algumas dicas sobre leitura e interpretação de diagramas elétricos, mas antes disso é necessário ter certos conhecimentos sobre os tipos de diagramas. Iremos abordar um pouco sobre cada um dos tipos de diagramas, como as suas característica, simbologias e cuidados que devem ser tomados. Vamos lá pessoal!

É importante destacar que temos como principal objetivo esclarecer as principais dúvidas sobre projetos elétricos para instalações de baixa tensão, devido à grande quantidade de informações e detalhes que seria necessário para abordar as demais áreas.

Muitos eletricistas ao ouvirem falar em planta elétrica, diagrama elétrico, esquema elétrico ou projeto elétrico ficam muito inseguros, pois talvez não possuam certo domínio sobre este assunto.

 

Consultor e Instrutor NR10

Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos
competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

O que é gestão da manutenção?

Manter as finanças e o fluxo de caixa em dia, elaborar a logística para uma entrega e o controle dos fornecedores exigem boa gestão. Assim também é para a manutenção. Afinal, a falta de equipamentos em boas condições compromete o desempenho de todas as demais áreas da companhia.

Cada vez mais os gestores de empresas e indústrias têm adotado como prática a gestão da manutenção como forma de economizar tempo e recursos, diminuindo as chances de problemas relacionados a danos em equipamentos.

Isso faz com que a empresa seja mais organizada e tenha controle sobre um processo indesejado — a quebra ou perda de uma máquina que não passou pelo processo de manutenção devido.

ric eletricista1Atestado de Conformidade das Instalações Elétricas

Nome Técnico: Atestado de Conformidade das Instalações Elétricas em conformidade com NBR 5410 e 5419

Referência: 8665

Atestado de Conformidade das Instalações Elétricas
O atestado de conformidade das instalações elétricas em conformidade com a NBR 5410 e 5419 tem como principal objetivo garantir que as requisições de segurança para instalações elétricas sejam realizadas corretamente, visando a segurança de pessoas e animais, o pleno funcionamento da instalação bem como a conservação dos bens materiais e imateriais.

O que são as NBR 5410 e 5419?
A NBR 5410 visa garantir que os pré-requisitos para instalações elétricas sejam estritamente realizados, a fim de garantir o funcionamento adequado das instalações, segurança de pessoas, animais e a conservação dos bens.
Já a NBR 5419 fornece informações para o projeto, instalação, inspeção, manutenção e ensaio de sistemas de proteção elétricos e eletrônicos para reduzir riscos de danos permanentes internos à estrutura devido aos impulsos eletromagnéticos de descargas atmosféricas.

Fonte: rescuecursos.com

 

 

Style Selector

Layout Style

Predefined Colors

Background Image